RESENHA CRÍTICA BOAS PRÁTICAS DE ENGENHARIA DE SOFTWARE



1.  Introdução


Não adianta apenas boa vontade, um pouco de conhecimento que as coisas irão acontecer é necessário um pouco mais que isso. Mesmo tendo uma ótima equipe de desenvolvedores, web máster, entre outros não resolverá o problema, é necessário para o desenvolvimento de qualquer projeto um plano, um métodos e padrões que defina como será feito este projeto, o texto a seguir tratara um pouco sobre padrões de desenvolvimentos alguns métodos que são utilizados em projetos web, tanto como o porque estes métodos tornam o produto web melhor.
 

2.  Boas Práticas de Engenharia de Software


Na Engenharia de Software existe inúmeras maneiras de se desenvolver um Software, mas as melhores praticas e padrões são utilizadas para melhor desenvolver um produto em qualidade, em tempo, em testes, em menores custos.
Vamos comentar alguns métodos para melhor desenvolver um produto web, o desenvolvimento iterativo de software essa forma de desenvolvimento se contrapõe ao modelo de desenvolvimento de software conhecido como waterfall. No desenvolvimento waterfall as fases de desenvolvimento de software são claramente definidas e, uma vez terminada uma fase e iniciada a outra, não se pode voltar atrás.
Já no desenvolvimento iterativo de software, esse mesmo ciclo é reduzido ao seu menor tamanho possível e repetido várias vezes usando o feedback do ciclo anterior para melhorar o próximo ciclo.
Jeff Patton, reconhecido consultor de desenvolvimento de software, fez uma comparação entre waterfall e desenvolvimento iterativo de software fazendo uma analogia com o processo de pintar um quadro.
Outra boa prática muito importante é o TDD (Test Driven Development ou Desenvolvimento Baseado em Testes). Por meio dessa prática se garante não só a qualidade do software que está sendo desenvolvido, uma vez que todas as suas funções têm testes para garantir que o que foi desenvolvido está funcionando conforme esperado, testes esses preferencialmente automatizados, como também aumenta a segurança para futuras modificações nesse software.
Ter essa cobertura de testes é fundamental para poder executar a terceira boa prática que eu queria comentar, a entrega contínua. Entregar continuamente o software significa ter a capacidade de colocar seu software em produção a qualquer momento de forma simples. Além disso, mesmo os melhores profissionais com a mais clara definição do que vão fazer precisam de boas práticas de desenvolvimento de software para poder desenvolver com rapidez um produto web de qualidade.

3.  Apreciação Crítica


Diante do que afirma o texto, pode-se notar que é de extrema necessidade uma linha de desenvolvimento bastante arquitetada, pois é necessário ter um projeto bastante consolidado, usar de métodos para uma boa criação e a implementação e melhoramentos do projeto criado. A utilização de ferramentas para uma melhor visão do programa faz com que ele possa adquirir mais espaço em um ambiente em que a todo o momento criam-se novos programas e serviços, desenvolver prestando a atenção aos pedidos do mercado são essenciais para uma melhor repercussão dos produtos.
A maneira em que o autor do texto dividiu a forma de se trabalhar foi bastante interessante, pois dá uma visão mais ampla do projeto, já que irá se trabalhar por partes, e a utilização de modelos para essa tarefa, faz com que o projeto fique mais consistente e não sai dos parâmetros originais da criação. Seguindo os parâmetros apresentados pode-se desenvolver um projeto de criação muito bom, pois terá sua linha de produção simplificada e pode-se acompanha todo o andamento do trabalho, desde os pensamentos passando pela modelagem no papel até o programa propriamente dito, desta forma tudo estará no controle do desenvolvedor e ele terá o programa em suas mãos.

4.  Considerações Finais


Em vista do que foi abordado, seguir com um projeto de forma desordenada não faz com que este tenha um resultado em que seja satisfatório, o uso de técnicas para a manipulação e desenvolvimento dos projetos fazem com que se ganhe tempo, e proporciona uma melhor visualização por parte do desenvolvedor, além do mais, faz com que as próximas versões do programa tenham menos problemas, pois estarão seguindo o cronograma, antes criado pelos projetistas, e estão dentro do que se espera, mesmo que seja necessário uma adaptação para uso em um espaço especifico.



5.  Referências


http://www.guiadastartup.com.br/boas-praticas-de-engenharia-de-software/ <acesso em 03 de abril de 2014>
http://www.devmedia.com.br/boas-praticas-na-engenharia-de-requisitos-engenharia-de-software-27/17740

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