Veja como usar três softwares bons e gratuitos para saber em detalhes o que passa pela sua rede.
Este tutorial vai ensinar você a utilizar três dos melhores programas para monitoramento de tráfego de rede, algo fundamental para administradores e também usuários com curiosidade a respeito de informações que os ajudem a aproveitar melhor sua conexão.
Selecionamos três programas gratuitos: NetTraffic, NetWorx e WireShark. Os dois primeiros são bem simples, ideais para usuários em geral. Já o terceiro é muito detalhado e, portanto, indicado para profissionais ou usuários com extenso conhecimento em termos de rede.
Pré-requisitos
- NetTraffic;
- ou NetWorx;
- ou Wireshark.
NetTraffic
A instalação do NetTraffic é bastante simples, e logo após a conclusão já é possível observar o ícone na systray (Bandeja de sistema, ao lado do relógio). As duas flechas representam os índices de download e upload. Deixe o cursor do mouse sobre o ícone para saber os valores.Controle de dados
É em "Statísticas" (sic) que você monitora os dados em tempo real, em “Estado Atual”. Um detalhe muito bom do NetTraffic é o monitoramento de dados em virtude do tempo. Ou seja, ele informa dados enviados e recebidos da última hora, último dia, mês ou até do ano.O programa também calcula uma média e um prognóstico do uso de banda, ou seja, previsões para que você tenha ideia e planeje melhor o uso do seu plano de conexão, por exemplo.
Ele pode ser exportado para um arquivo XML, com o botão “Exportação de”. Da mesma maneira, o NetTraffic também importa dados de um arquivo desse tipo, com o botão “Importação de dados”. Essas são ferramentas úteis caso você precise reinstalar o programa ou utilizá-lo em outro computador, por exemplo.
Clique em “Reiniciar estatísticas” para excluir os dados obtidos e começar uma nova análise.
NetWorx
NetWorx é outra opção para monitoramento da entrada e saída de dados. Preste atenção à instalação do programa, pois é necessário marcar a opção para instalar a extensão para desktop que exibe as informações na Barra de tarefas do Windows 7.Os botões dessa parte do programa oferecem ferramentas adicionais. Clique em “Atualizar” para atualizar as informações; “Usuários” para obter relatórios específicos de um usuário; “Exibição” para configurar o gráfico; “Backup” para exportar as informações em um arquivo XML, “Restaurar” para restaurá-las; e “Limpar” para limpar todos os dados do monitoramento.
De maneira semelhante, é possível enviar uma requisição de eco a um computador específico em uma rede. Digite o endereço IP, defina o tempo de espera em milissegundos e também o número de requisições de eco. Os resultados são listados com o tempo de resposta.
O NetWorx tem versão portátil para usá-lo a partir de um portátil ou outro dispositivo removível. Clique aqui para fazer o download.
Wireshark
Antigamente chamado Ethereal, e é um dos mais famosos analisadores de tráfego de rede. Ele verifica os pacotes transmitidos pela placa de rede ou placa de modem a fim de identificar problemas como conexões suspeitas.Todo o tráfego de entrada e saída é analisado e mostrado em uma lista com diversos recursos de navegação.
Durante a instalação do Wireshark, você tem a opção de instalar componentes adicionais, a começar pela interface gráfica. Ela facilita bastante a compreensão dos dados, portanto é recomendado deixar a opção “Wireshark” marcada. Outros adicionais incluem:
- TShark, um analisador de protocolo de rede baseado em texto;
- Plugins e extensões em caráter experimental;
- Ferramentas de linhas de comandos;
- Guia do usuário, para não precisar acessar a internet a fim de obter ajuda.
Interface
A área “Capture” lista as interfaces disponíveis para captura de dados em tempo real. Ao clicar em “Interface List”, os dispositivos são listados, e cada um tem detalhes e opções como filtros e limite de cada pacote.Para começar a captura de pacotes, clique em “Start” ao lado da respectiva interface, ou então clique diretamente sobre o nome da interface.
Os pacotes são organizados por cores em uma lista que cresce continuamente (as cores têm um padrão que você pode alterar em “View”-“Coloring Rules”). A fim de parar a rolagem, basta clicar e arrastar a barra de rolagem.
Abaixo da lista, estão os detalhes que você pode observar. São diferentes menus que podem ser expandidos com detalhes técnicos de protocolo, entre outros.
Recomendamos que você instale a ajuda do programa. Assim, basta acessar o atalho “User’s Guide”, na interface principal, para acessá-la e esclarecer suas dúvidas.
O Wireshark também conta com uma versão portátil, para que você use o aplicativo a partir de um pendrive ou outro dispositivo removível. Clique aqui para fazer o download dela.
Por Danilo Amoroso em 22 de Agosto de 2012
Comentários
Postar um comentário